Central de Atendimento
+55 (47) 2101-1300

Como reduzir ou eliminar Voláteis Orgânicos na pintura

Reduzir ou eliminar voláteis orgânicos

O que são voláteis orgânicos (VOC)?

Considerados os poluentes mais perigosos da atmosfera, se inalados em concentrações elevadas ou por longos períodos, os VOC’s podem produzir efeitos adversos a saúde humana. Eles podem ser encontrados principalmente em materiais sintéticos, aditivos de pintura, vernizes, tintas e solventes.

Padrões de qualidade do ar

  • Padrões primários

São padrões primários de qualidade do ar as concentrações de poluentes que, ultrapassadas poderão afetar a saúde da população. Podem ser entendidos como níveis máximos toleráveis de concentração de poluentes atmosféricos, constituindo-se em metas de curto e médio prazo..

  • Padrões secundários

São padrões secundários de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos abaixo das quais se prevê o mínimo dano à fauna e à flora, aos materiais e ao meio ambiente em geral. Podem ser entendidos como níveis desejados de concentração de poluentes, constituindo-se em meta de longo prazo..

Medidas Primárias de redução do VOC:

  • Aplicação eficiente da tinta (redução de overspray)
  • Uso de tintas com baixo teor de solventes
  • Uso de solventes com baixo teor de carbono
  • Limpeza de ferramentas separando o solvente sujo em vez de mandar para a chaminé
  • Balanceamento do sistema de exaustão
  • Manter baldes de insumo contendo VOC fechados

Medidas Secundarias de redução do VOC:

  • Lavador
  • Adsorção descatável
  • Adsorção para recuperação
  • Adsorção para baratear incineração
  • Incineração

Adsorventes

O processo de adsorção se caracteriza pela retenção de átomos, moléculas ou íons a uma superfície, podendo ser classificado em dois tipos:

  • Adsorção física (fisissorção)

A aderência de gases e vapores em superfícies internas de sólidos com alta porosidade (adsorvente), com átomos ou grupos de átomos com valências livres (pontos ativos), onde moléculas externas aderem por forças de Van-der Waals (processo reversível)

  • Adsorção química (quimissorção)

A aderência de gases e vapores em superfícies internas de sólidos com alta porosidade (adsorvente), havendo uma reação química com o material adsorvido, sendo a força da ligação com o adsorvente em função da entalpia da ligação (processo irreversível)

Destacam-se os adsorventes:

  • Carvão ativo
  • Óxido de alumínio ativo
  • Peneira molecular hidrófila (zeólito com poros definidos)
  • Silicagel
  • Zeólito hidrófobo (aluminosilicato hidratado cristalino)
  • Resina de polímeros

 

E qual a solução ideal na pintura?:
Sem nenhuma dúvida trabalhar com medidas primárias de redução de VOC é a melhor solução: ter um projeto bem dimensionado e elaborado para atender os requisitos das emissões atmosféricas e os critérios ocupacionais, sem comprometer custos operacionais e a qualidade dos produtos processados.

É importante estar atento na seleção do seu fornecedor de produtos químicos e tinta, dentre aqueles que mais se adéquam as normas da sua região.

É preciso um consumo consciente e responsável de produtos perigosos, potencialmente nocivos à saúde humana.

A ERZINGER possui soluções de projetos nos mais distintos segmentos de mercado para atendimento seguro dos requisitos ambientais e ocupacionais.




ERZINGER participa da FIHAV 2017 – Feira Internacional

Considerada a maior e mais importante feira comercial em Cuba e uma das mais representativas da América Latina e do Caribe, a FIHAV aconteceu dos dias 30 de outubro a 3 de novembro e aproximou a ERZINGER ainda mais dos seus clientes internacionais.

A ERZINGER apresentou algumas das novidades em equipamentos e inovações tecnológicas de 2017. Trazendo o conceito de trocas rápidas de cor, mostramos as funções da cabina de pintura em PVC que proporciona mais eficiência na pintura das peças e no aproveitamento da tinta. Também foram exploradas nossas novas linhas de transportadores MOVIFLEX para transporte de cargas pesadas, além do novo conceito em automação industrial, o Smart in Line que visa tornar as fábricas inteligentes com a capacidade e autonomia para gerenciar os processos produtivos, ter acesso remoto de toda linha de pintura, adaptar-se aos requisitos e mudanças não planejadas na produção, entre outras vantagens.

As parcerias com as empresas APEX BRASIL e a Suplextrade foram importantes para a realização do evento e trouxeram um ótimo resultado.

Para saber mais sobre a feira, visite o site: http://www.feriahavana.com/es/




Sistema de Movimentação MOVIFLEX

Movimentação; Carga; pesado; sistema; movimentação pintura

 

Em uma linha de pintura o tempo gasto em cada processo no acabamento da peça é crucial para o resultado na qualidade do produto. Mas muitas vezes este tempo acaba prejudicando a produção e atrasando uma grande demanda, pela falta de intralogística nos processos ou de um equipamento voltado a distribuição eficiente.

Pensando nisso, a ERZINGER desenvolveu um sistema de movimentação inovador que entrega mais agilidade, eficiência e segurança em linhas de pintura. O sistema Moviflex foi desenvolvido a partir da necessidade do transporte de peças de grandes volumes e pesadas. A solução conta ainda com um layout compacto e flexível de acordo com as necessidades do processo.

O equipamento pode ser instalado em fábricas de diferentes segmentos como: Montadoras e implementos agrícolas, implementos rodoviários e estruturas pesadas em geral.

A versatilidade do sistema permite a utilização de diferentes processos numa mesma linha, como:

– Jato de granalha
– Cabine de lavação

– Estufa de secagem/polimerização

– Cabine de pintura líquida ou pó

– Elevador de carga

– Estações de trabalho e inspeção

– Estoques intermediários

 

Existem ao todo 3 modelos desenvolvidos, um totalmente automático, outro semiautomáticos e um modelo manual.

O transportador MOVIFLEX Automático (imagem 01) trabalha de forma pré-programada, onde os carros de transferência levam as barras de peças nos respectivos processos, controlando com precisão seus movimentos e tempos de permanência. O operador executa apenas os processos de carga/descarga, sendo todas as movimentações realizadas de forma autônoma, garantindo as demandas de produtividade. A arquitetura de movimentação é projetada para que os carros de transferência não recebam a alta temperatura das estufas de secagem e polimerização.

movimentação automatica

O transportador MOVIFLEX Semiautomático (imagem 02) trabalha de forma pré programada na movimentação longitudinal, sendo que o operador movimenta as barras de peças para dentro de cada estação.

Sistema semiautomatico

Já os transportadores MOVIFLEX Manuais (imagem 03) garantem uma boa produtividade em estrutura enxuta. Sem componentes elétricos, todo processo de deslocamento de peças é feito manualmente.

Sistema de movimentação manual

Os carros de movimentação são projetados em três capacidades, incluindo elevadores para carga e descarga, podendo suportar pacotes de peças de 1.000 a 3.000 kg.

Outros benefícios característicos do MOVIFLEX são:

– Otimização de Layouts

– Capacidade de carga elevada
– Produção puxada por automação precisa

– Segurança de operação

– Garantia ergonômica

O MOVIFLEX é a solução ideal para quem busca a produtividade de uma linha contínua em um layout compacto e adequado para seu processo.

kuhn

 




MERCOPAR 2017 terá participação da ERZINGER

Cabine de PVC com conceito de troca rápida de cor e eficiência no armazenamento de tinta

Considerada uma das maiores feiras regionais no setor industrial, a MERCOPAR (03 a 06 de outubro em Caxias do Sul – RS) terá a participação da ERZINGER.

A ERZINGER apresentará com exclusividade ao RS a cabine de pintura a pó de aplicação automática em PVC.

Com um conceito de troca rápida de cor e economia de tinta, a nova cabine de PVC promete revolucionar o mercado de tratamento de superfícies. Diferentemente do aço, o PVC é um material isolante que possui características antiestáticas, o que faz com que as partículas de tinta não sejam atraídas pelas partes construtivas do equipamento, evitando aderência nas paredes. Combinada esta característica com a alta performance do equipamento, é mais eficiente na pintura das peças e no aproveitamento da tinta.

Para mais informações acesse http://erzinger.com.br/home/troca-rapida-de-cor/

Anote a data na sua agenda, planeje sua viagem, visite o estande F82 e saiba como tornar a sua empresa ainda mais competitiva.




Trocas rápidas de cor em cabines de pintura

Um novo conceito de cabine de pintura a pó permite a troca de cor de forma rápida, eficiente e segura

A troca de cor é hoje um dos principais desafios em um processo de aplicação de tinta em linhas industriais de pintura. Em sistemas convencionais o tempo e o esforço de uma mudança de cor podem afetar drasticamente a produção, pois número de cores, quantidade de pistolas, número de operadores para execução, entre outros, sempre impactam este processo.

Pensando em otimizar estas operações, a ERZINGER trouxe em conjunto com a WAGNER ao mercado Brasileiro a cabine de PVC.

“Construída em PVC esta nova cabine possibilita trocas rápidas de cor, melhor qualidade no acabamento, mais economia, maior eficiência na aplicação, entre outras vantagens se comparada aos equipamentos construídos em aço. Trata-se de uma revolução no segmento de pintura industrial que está sendo nacionalizada” – afirma Luiz Henrique Kondlatsch, Gerente de Vendas da ERZINGER.

Mas como a mudança do material construtivo pode fazer tanta diferença?

Diferente do aço, o PVC é um material isolante que possui características antiestáticas, o que faz com que as partículas de tinta não sejam atraídas pelas partes construtivas do equipamento, evitando aderência nas paredes.

Esta característica promove uma redução significativa de tinta em recirculação no sistema, melhorando a relação de tinta recuperada x virgem, diminuindo a contaminação, incrementando a qualidade da pintura e mantendo a camada homogênea. O resultado é alguns milhares de reais economizados no ano apenas no consumo de tinta.

Além disso, o conceito construtivo de rasgos para exaustão lateral traz a esta nova geração de equipamento alta performance na aplicação e baixíssima quebra de partículas de tinta. Economia de peças de desgaste de pistolas e bombas são fortemente observados neste conceito, pois o fluxo de ar nos pontos certos não prejudica os leques de aplicação.

CABINE DE PVC; Fluxo de ar; ar-comprimido/ finos de tinta/ pintura a pó

 

A substituição gradual de cabines fabricadas em aço por PVC é grande tendência na indústria brasileira que busca maior competitividade num cenário global. A ERZINGER e a WAGNER apostam nesta competitividade local, oferecendo o que existe de melhor em tecnologia de ponta.

Cabine de pvc; cabine de pintura; pintura a pó; ERZINGER

Uma linha, uma cabine, VÁRIAS CORES!




Copyright © 2017 Erzinger. Todos os direitos reservados.