Cabines
de Pintura

A ERZINGER fornece soluções completas para a preparação,
captação e retenção de particulados em sistemas para aplicação
de pintura líquida ou em pó. Os equipamentos são construídos
com o mais alto padrão tecnológico, aliando menor custo
operacional e maior qualidade ao produto final.

Cabines de
Pintura a Pó

As Cabines de Pintura a Pó Erzinger possuem diversas configurações e acessórios:

  • CPPE A: cabines de cor fixa com recuperação de pó integrado
  • CPPE AC: cabines com recuperador separado e sistema de recuperação do pó e troca de cor
  • CPPE AR: novas cabines conferem alta eficiência de recuperação de pó e velocidade na troca de cor

1Estrutura

  • Bomba de transferência acoplada à caixa de pó, permitindo bombeado direto para as pistolas de aplicação
  • Duto rígido
  • Maior vida útil
  • Reduz as chances de contaminação da tinta recuperada

2Ciclone

  • Conjunto de válvulas VPC (Válvula Pneumática para Ciclone) montada diretamente no ciclone, permitindo a dosagem contínua do pó coletado
  • Peneiramento automático, com acionamento pneumático

3Diferenciais

  • Aplicação automática com até 12 pistolas
  • Iluminação através de luminárias LED
  • Plataforma ergonômica retoque manual
  • Cabina em PVC Antiestático
  • Fácil limpeza e troca de cor

4Central de pó

  • Tecnologia com facilidade na operação
  • Agilidade na troca de cor com ergonomia no reabastecimento de tinta
  • Sistema de exaustão incorporado para evitar a contaminação na troca de cor
  • Sistema de retro-limpeza automática das pistolas

O principal destaque entre as cabines de pintura produzidas pela Erzinger, é a Cabine construída em PVC. A estrutura engenheirada e inovadora dessa nova cabine possibilita trocas rápidas de cor, melhor qualidade no acabamento, mais economia, maior eficiência na aplicação, entre outras vantagens. O PVC é um material isolante que possui características anti estáticas, o que faz com que as partículas de tinta não sejam atraídas pelas partes construtivas do equipamento, evitando aderência nas paredes.

Esta característica promove uma redução significativa de tinta em recirculação no sistema, melhorando a relação de tinta recuperada x virgem, diminuindo a contaminação, incrementando a qualidade da pintura e mantendo a camada homogênea. O resultado é alguns milhares de reais economizados no ano apenas no consumo de tinta.

Além disso, o conceito construtivo de rasgos para exaustão lateral traz a esta nova geração de equipamento alta performance na aplicação e baixíssima quebra de partículas de tinta. Economia de peças de desgaste de pistolas e bombas são fortemente observados neste conceito, pois o fluxo de ar nos pontos certos não prejudica os leques de aplicação.

Funcionamento

AOverspray

Todo o excesso de tinta pó que não é efetivamente transferida para a peça é coletada pelo sistema de exaustão da cabina de pintura. A razão do volume de pó aplicado x volume de pó coletado pela cabina é chamado “Eficiência de Aplicação ou Transferência”.

BCiclone

O overspray coletado pelo sistema de exaustão é separado pelo princípio de funcionamento do ciclone, uma separação gravitacional, dividindo o overspray em partículas grandes (úteis para aplicação – 12μm) e partícula finas (não úteis para aplicação – abaixo de 10μm). O ciclone é um filtro que não utiliza mídia, por isso tem excelente aplicabilidade em sistemas para troca de cor. Entretanto, como qualquer outro filtro, este possui uma eficiência de filtragem a qual é chamada de “Eficiência do Ciclone”.

CCentral de pó

Reservatório de pó onde se deposita o pó recuperado que é útil à aplicação. Neste mesmo reservatório, o operador adiciona pó virgem para manter o nível de tinta e relação de pó virgem x recuperado.

DFinos de pó

As partículas leves não úteis para aplicação são conduzidas pela tubulação ao coletor (sistema de exaustão).

Cabines de
Pintura Líquida

Entre os conceitos de Cabine de Pintura Líquida destacam-se as do tipo VIA SECA, as quais utilizam filtros de papel descartáveis, as do tipo VIA ÚMIDA e CORTINA D’ÁGUA, que combinam alta produtividade e a utilização racional de água.

Nos projetos de alto grau de limpeza e risco de contaminação a Erzinger fornece SALAS LIMPAS ENCLAUSURADAS para tratamento e controle de limpeza, temperatura e umidade do ar no ambiente de pintura.

Em conformidade com as tendências mundiais de soluções ecologicamente corretas, as cabinas ERZINGER possuem ótima exaustão, baixo consumo de energia e redução máxima do nível de overspray.

1Módulos CPVS e CPCA

A Erzinger trabalha com dois tipos de cabine para pintura líquida:

  • CPVS: mais conhecida como cabine de pintura via seca, utiliza filtros para captar as partículas do overspray.
  • CPCA: tem como principal meio de filtragem uma cortina d’água.

2Filtros para pintura líquida

Os filtros instalados nas cabines de pintura Erzinger são projetados para capturar qualquer partícula líquida ou sólida contida no fluxo de ar. Todos os filtros são fabricados na Alemanha, seguindo normas EPA, BACT, ASHRAE, VOC2010 e NFPA que atendem as regulamentações nacionais de todos os países importadores.

3Sistema de insuflamento

Esse sistema de exaustão tem como função criar um ambiente limpo e isento de partículas contaminantes, assim não temos o risco de contaminar peças com partículas que se dispersam pelo ar.

4Abertura automática de portas

Para tornar o sistema ainda mais eficiente, as portas das cabines se fecham automaticamente após a passagem das peças, com isso não há risco de ficar nenhuma fresta na cabine que possa jogar contaminantes para a atmosfera.

Start typing and press Enter to search