Sistemas de
Pré-Tratamento

O tratamento químico antes da aplicação da tinta é a base de todo o sistema de pintura, pois é responsável por garantir a resistência final do produto contra corrosão e desgaste, além de proporcionar uma boa aderência da tinta ao substrato. Um pré-tratamento químico adequado é sinônimo de qualidade no produto final.

Este processo pode variar de acordo com o tipo de peça, bem como, o tipo de óleos e sujidades presentes no produto. A sequência mais comum de pré-tratamento conta com desengraxe e enxágue, seguidos por um processo de deposição de camada anticorrosiva, podendo ser tanto por fosfatização quanto por tecnologia nanocerâmica.

Pré-Tratamento
por Aspersão (Spray)

Sistema responsável pela preparação do substrato, trabalha com aspersão de produtos químicos direcionados através de bicos estrategicamente posicionados, promovendo a limpeza e preparação da superfície das peças antes da pintura.

Os tanques de produtos alimentam os bicos spray através de bombas, aplicando-o uniformemente nas peças. Depois de fazer a limpeza, o produto retorna para o tanque através de afogadores

Trocadores de calor submerso ou sistemas de boiler aquecem os banhos. Os vapores provenientes do spray são succionados através do conjunto de exaustão, onde os retentores de gotas bloqueiam as partículas líquidas, passando somente o ar para o ambiente.

Sistema de Pré Tratamento (Spray)

1Boiler – Rede de aquecimento

O boiler trabalha em conjunto com o queimador e é responsável pelo aquecimento do produto químico dos tanques que necessitam de temperatura elevada.

2Separador de óleo

Tem por objetivo a remoção de óleo sobrenadante do banho de desengraxe proveniente da limpeza das peças.

3Tanque de desengraxe

A função do desengraxante é remover todos contaminantes como óleo, graxas e sólidos de superfície da peça para garantir aderência da tinta ao substrato. Nesta fase, a peça é “lavada” com uma solução alcalina aquecida.

4Pré-mix

Neste tanque é realizada a pré-mistura entre o produto químico em pó utilizado como refinador e a água a fim de solubilizar para, posteriormente, ser misturado ao conteúdo do tanque refinador.

5Tanque de enxágue

Tem por finalidade a remoção dos resíduos das superfícies provenientes do estágio de desengraxe, evitando contaminação dos estágios subsequentes do processo.

6Refinador

Sua função é condicionar a superfície para obtenção de uma camada de fosfato uniforme, densa e microcristalina, evitando falhas ou imperfeições que possam comprometer a qualidade do processo.

7Deposição de camada anti-corrosiva

Existem dois métodos para este processo: a “fosfatização” e a “deposição por nanotecnologia”. Ambas têm a função de depositar uma camada de cristais pequenos e insolúveis sobre a superfície, melhorando a aderência da tinta e convertendo a superfície metálica da peça em não-metálica.

8Filtro bag

Retenção de partículas sólidas dos banhos no processo. Através de elementos filtrantes tipo bolsa, fazem a remoção dos particulados. Possui manômetro para leitura de diferenciais de pressão de entrada e saída para identificar o saturamento dos elementos filtrantes.

Confira mais detalhes

Clique sobre a imagem para ampliar:

Pré-Tratamento
por Imersão

O processo de tratamento de superfície por imersão gera uma proteção anticorrosiva e de aderência para as peças. O sistema prevê uma sequência de banhos em tanques, com controle de tempo, temperatura, concentração de produtos químicos e contaminação.

O equipamento ainda conta com um sistema anti-balanço em cada skid de peças, que faz a estabilização no transporte das peças, evitando que corram o risco de queda ou de colisão.

A vantagem desse tipo de sistema em relação ao pré-tratamento por spray é a formação da camada protetora em áreas de difícil acesso, como frisos, curvas e afins, o que traz uma uniformidade em toda peça pintada.

Sistema de Pré Tratamento por Imersão

1Entrada de peças

Para o carregamento adequado das peças no início da linha temos um cesto projetado com as necessidades do cliente. A linha de tanques pode funcionar de forma conectada a uma transportador aéreo, com carga e descarga automática.

2Carros de transferência

O sistema de movimentação é construído por carros transfer que fazem a translação e elevação dos skids ao longo do processo produtivo. Os carros são automáticos e seguem as instruções de programação que estabelece o tempo em cada estágio, de acordo com a necessidade do processo.

3Diferenciais

Garante maior homogeneidade entre as peças e é recomendada para:

  • Processos com decapagem
  • Peças com geometrias complexas
  • Aplicação de processos variados (fosfato/nanocerâmico)

4Funcionamento do sistema

A sequência de processos no pré-tratamento por imersão funciona de maneira semelhante ao processo por spray, sendo definida de acordo com as necessidades do processo. Acompanhe cada etapa do processo e os produtos utilizados na sessão de pré-tratamento por spray acima.

Confira mais detalhes

Clique sobre a imagem para ampliar:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, como podemos ajudar hoje ?