CABINES
PAINTING

We provide complete solutions for the preparation, capture and retention of particulates in systems for applying liquid or powder paint. The equipment is built to the highest technological standards, combining lower operating costs and higher quality end products.

Erzinger powder coating booths come in a variety of configurations and accessories:

  • CPPE AC PVC: booths with antistatic PVC bodies, combining the latest painting technologies to guarantee high performance and quick color changes.
  • CPPE AC: booths with a dust recovery system featuring a cyclone for easy color changes
  • CPPE AR: booths with high dust recovery efficiency, suitable for fixed color applications
  • CPPE Flex / CI3F: lean booths that guarantee flexibility and ease for painting small parts

Pré-tratamento

Tem a finalidade de atuar nas superfícies metálicas pela deposição química. O principal objetivo é garantir a resistência final do produto contra corrosão, desgaste excessivo das peças ou equipamentos, quando submetidos a esforços mecânicos, e propiciar uma ancoragem para o revestimento (pintura).

Anodos

A peça a ser pintada constitui o cátodo de um circuito de corrente contínua e nela é ligado o pólo negativo do retificador, o pólo positivo (ânodo) é uma chapa ou tubo em aço inox que é alojado dentro da célula de diálise. As células de diálise são utilizadas para remover o ácido que é continuamente liberado durante o processo de pintura. Controlando e mantendo o nível de ácido do banho de tinta, a célula garante pH e condutividade constantes.

Spray de borda

Sua função é remover o excesso de tinta superficial do E-Coat, fazendo com que as peças arrastem o mínimo possível de partículas de tinta para o próximo estágio.

Tanque de anolito

Constituído de tanque em PP com motobomba para bombeamento do anolito para as células de diálise que estão posicionadas na lateral do tanque de KTL-E01 (KTL-X01 a KTL-X32), com objetivo de remover a acidez da tinta. Este tanque possui 20 rotâmetros para indicação da vazão, um para cada anodo. Na saída da motobomba, existe um condutivimetro para indicação da condutividade do tanque, que é controlado pelo CLP.

Squid de Filtração e refrigeração

Sua função é manter a temperatura da tinta de acordo com o escopo do projeto. A tinta E-coat deve ter sua temperatura controlada nos tanques principais e tanque reserva. Para isso, um chiller/termo chiller é responsável por gerar água em temperatura controlada, passando pelo trocador de placas, trocando a temperatura com a tinta. Um sistema de filtragem por filtros bag e barras magnéticas filtram a tinta antes da entrada do trocador de placas.

Chiller / Termo Chiller

Responsável pelo resfriamento ou aquecimento da tinta através de trocador de placas a fim de manter sua temperatura estável (temperatura definida pelo fornecedor da tinta). Este equipamento é parte integrada da linha de pintura.

Tanque de pintura E-coat

Tanque principal que realiza a pintura das peças pelo processo de eletrodeposição. Este processo consiste em imergir o objeto a ser pintado num banho de tinta diluída em água D.I., onde se faz passar uma corrente elétrica contínua e, através de uma diferença de potencial, deposita-se um revestimento orgânico. Este revestimento forma uma película uniforme e coesa na superfície da peça.

Tanques ultrafiltrados

Os tanques ultrafiltrados tiram o excesso de tinta E-Coat depositada nas peças após o processo de pintura. O banho utilizado tem o nome de permeato (ultra filtrado). O enxágue das peças com o permeato permite a recuperação da tinta que não aderiu à peça, mas que foi arrastada mecanicamente pela mesma.

Como o Sistema
Funciona

A pintura por eletrodeposição, também conhecida como E-coat/KTL, Cataforese, Eletroforese, etc, é um processo de pintura que trabalha sob o princípio da atração de polos opostos.

Ocorre quando um objeto condutivo metálico, imerso em um banho de tinta, é submetido à uma corrente elétrica, sendo este objeto interligado à um dos polos e as partículas de tinta ou eletrodos ao outro polo. O resultado disto é sempre um recobrimento contínuo e uniforme que confere uma excelente resistência química à corrosão.

Processo de aplicação

A seguir, um exemplo de como pode ser a composição de banhos em uma linha E-Coat.

Pré-Tratamento

Desengraxe

Enxágue 1

Decapante

Enxágue 2

Neutralizador

Refinador

Fosfato

Passivador

Enxágue 3

Pré-Tratamento

E-Coat

Ultra filtrado 1

Ultra filtrado 2

Secagem

Tanque-estufa
× Fale pelo WhatsApp