Peças de reposição: o segredo do sucesso

No mundo da pintura a pó, os aplicadores de tinta eletrostáticos são indispensáveis. São eles responsáveis por gerar a carga necessária para as partículas de pó aderirem à peça a ser pintada.

Esses aplicadores possuem diversos componentes, que por estarem constantemente entrando em contato com a tinta pó, vão se desgastando devido ao atrito. Esse desgaste é normal com o tempo, e aqui neste post iremos listar alguns benefícios que a troca desses componentes podem gerar para o processo de pintura a pó eletrostática.

 

1 – Redução do consumo de tinta:

Esse é o primeiro grande ganho quando se trocam peças desgastadas por peças novas. Muitos componentes responsáveis por transferir pó no aplicador, com o tempo vão sendo desgastados, comprometendo a aplicação. Logo, mais tinta precisará ser aplicada para dar conta da pintura.

Como no exemplo da imagem, podemos ver o desgaste bem acentuado de um bico venturi, responsável no processo de transferência de pó nas bombas de pó.  Para verificar a integridade do bico em relação ao seu desgaste, contamos com um calibrador de fácil uso:

Calibrador de Venturi-pintura-a-po


2 – Aumento da vida útil do aplicador:

Alguns componentes dos aplicadores servem como proteção para outros, esse é o caso do defletor interno das pistolas. Ele serve como uma cunha, desviando o pó para que não desgaste o inserto interno da pistola.

Em alguns modelos de pistolas, é possível a remoção desse defletor e substituição por um novo, sem a necessidade de substituir o inserto inteiro.


3 – Evitar a Manutenção Corretiva:

A troca de peças desgastadas em manutenções preventivas aumenta a vida útil de seu aplicador, evitando que ele sofra algum problema maior que comprometa seu uso, além de garantir a segurança do operador. É importante ressaltar que o tempo de utilização destes equipamentos está atrelado diretamente ao processo e a quantidade de turnos que uma empresa possui.

Os elementos filtrantes por exemplo, caso não seja substituído de maneira preventiva, pode causar o sobreaquecimento da cascata e consequentemente sua queima devido a saturação.


4 – Melhor qualidade na aplicação:

Componentes comprometidos em aplicadores, tendem a causar problemas na hora da aplicação, como o consumo acentuado de tinta e a baixa qualidade da aplicação.  

Problemas na cascata e no inserto da pistola, podem comprometer a funcionalidade do aplicador de não gerar a carga para as partículas de pó aderirem a peça a ser pintada.  

Problemas com peças de desgaste como mangueira de pó, bico venturi, injetor da bomba de pó entre outros, podendo comprometer o transporte do pó para o aplicador. 

 

5 – Garantia do Fabricante:

O uso correto de peças de reposição originais, além de aumentar a vida útil de seu aplicador, mantem a garantia de seu equipamento de acordo com as políticas de garantia do fornecedor.

As peças originais possuem um estudo atrelado a qualidade do material e são desenvolvidas para entregar a melhor performance de pintura.

Gostou dessa dicas? Quer colocar em prática?

Você pode comprar peças de reposição dos aplicadores fornecidos pela Erzinger através do nosso time de Atendimento ao Cliente.

E-mail: at@erzinger.com.br

Telefone: +55 (47) 3801-9199

WhatsApp: +55 (47) 99159-6358

Compartilhe:

Categorias

Mais Notícias

Case Braspo

Uma linha de pintura que funciona através da necessidade da produção fazendo o uso de todos os insumos de maneira inteligente.​

Leia Mais »

Case Librelato

Mudança no processo de pintura líquida para pó visando melhorar a qualidade da pintura, aumentando a resistência ao intemperismo. Fundada em 1969, na cidade de Orleans, SC, a Librelato é hoje uma das mais inovadoras fabricantes de implementos do Brasil.

Leia Mais »

Case Escorial

Internalizando o processo de pintura para melhorar o acabamento das peças, otimizar a logística e diminuir o consumo de energia. A Escorial é uma empresa localizada na Argentina, com mais de 50 anos no mercado de eletrodomésticos. Seus principais produtos

Leia Mais »
× Fale pelo WhatsApp