Sistemas de Pintura
E-Coat - KTL
As linhas de pintura por eletrodeposição catódica (KTL) da Erzinger são construídas sob os mais rígidos requisitos de qualidade.
Linhas de pintura por batelada são sistemas dotados de um conjunto de tanques para imersão do pacote de peças e um sistema de movimentação para transferência dos cestos (skids) ao longo do processo. Todos os tanques possuem agitação e, caso necessário, controle de temperatura, a fim de, garantir a eficiência do processo de eletrodeposição. Possuem alto nível de automatização, podendo estar integradas a sistemas 4.0 para acompanhar o desempenho da linha.
Linhas de pintura E-coat possuem como diferencial a automatização simplificada e alta produtividade. São construídas de forma a adaptar-se aos diferentes espaços disponíveis, através do desenvolvimento de layouts customizados à necessidade do cliente.
A Erzinger possui todo o portfólio de produtos adjacentes necessários para o bom funcionamento deste tipo de solução.
Tem a finalidade de atuar nas superfícies metálicas pela deposição química. O principal objetivo é garantir a resistência final do produto contra corrosão e desgaste excessivo das peças, além de promover a ancoragem para o revestimento.
Tanque principal que realiza a pintura das peças pelo processo de eletrodeposição. Nele é imergido o objeto a ser pintado num banho de tinta diluída em água D.I. e, através de uma diferença de potencial elétrico, deposita-se um revestimento orgânico. Este revestimento forma uma película uniforme e coesa na superfície da peça.
A peça a ser pintada constitui o cátodo do circuito, nela é ligado o polo negativo do retificador, o polo positivo (ânodo) é alojado dentro das células de diálise. Elas removem o ácido que é continuamente liberado durante o processo de pintura, garantindo pH e condutividade constantes.
Os tanques ultrafiltrados tiram o excesso de tinta E-Coat depositada nas peças após o processo de pintura. O banho utilizado tem o nome de permeato. O enxágue das peças com o permeato permite a recuperação da tinta que não aderiu à peça, mas que foi arrastada mecanicamente por ela.
Sistema de Movimentação
É constituído por carros de transferência que fazem a translação e elevação dos skids ao longo do processo produtivo. Os carros são automáticos e seguem as instruções da programação que estabelecem o tempo em cada estágio.
Como o Sistema
Funciona
A pintura por eletrodeposição é um processo de pintura que trabalha sob o princípio da atração de polos opostos.
Ela ocorre quando um objeto condutivo metálico, imerso em um banho de tinta, é submetido à uma corrente elétrica, enquanto interligado à um dos polos e as partículas de tinta ou eletrodos ao outro polo. O resultado disto é sempre um recobrimento contínuo e uniforme.
Processo de aplicação
A seguir, um exemplo de como pode ser a composição de banhos em uma linha E-Coat.
Pré-Tratamento
Desengraxe
Enxágue 1
Refinador
Pré-Tratamento
E-Coat
Ultra filtrado 1
Ultra filtrado 2
Secagem
Tanque-estufa