In Soluções em equipamentos de pintura

cadeira

Se esta imagem de alguma forma lhe é familiar, muito provavelmente temos uma idade próxima, entre os 25 e 35 anos, elas eram muito comuns na Década de 90 e eu achava incrível como, iniciávamos o ano com um delicioso cheirinho de madeira nova dentro da sala, rapidamente substituído por carteiras riscadas e enferrujadas. Mas antes do questionamento sobre a real educação presente no fato de uma criança que desenha na carteira escolar, quero aqui, trazer nosso problema para a ótica industrial.

Afinal, por que, carteiras escolares, novas, recentemente pintadas, enferrujam tão rapidamente? A resposta a esta pergunta pode ser bem diversa, porém, é possível determinar rapidamente, que o processo de pintura de um produto sem a devida preparação da superfície para o recebimento da tinta, certamente, resultará numa baixa durabilidade do revestimento aplicado.

Por esse motivo, em processos de pintura de alta qualidade, antes da aplicação da tinta, seja líquida ou em pó, a preparação da superfície da peça tornasse imprescindível para uma alta durabilidade da pintura. Este processo pode variar de acordo com o tipo de peça, bem como, o tipo de óleos e sujidades presentes no produto. Os processos básicos de pré-tratamento utilizados são o desengraxe, seguido de fosfatização, que pode ser, basicamente, por fosfato de Ferro, Zinco, Zinco Tricatiônico ou tecnologia Nanocerâmica. Cada tipo de fosfato é mais ou menos adequado, a cada tipo de peça e material.

As mais diversas configurações de equipamentos de pré-tratamento podem ser utilizados para aplicação dos produtos necessários ao processo. O pré-tratamento da superfície pode ser realizado de forma contínua, através de um túnel de lavagem por SPRAY, ou por bateladas, onde as peças são acomodadas em um cesto que passa pelo processo sendo transportado por uma talha manual, ou um carro de transferência automático.

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