Estufas para
Processos Industriais

A Erzinger tem em seu portfólio uma grande gama de estufas para diversos processos industriais como secagem (peças banhadas), cura (tintas líquidas, e-coat / KTL) ou polimerização (tintas em pó).

Os equipamentos são desenvolvidos dentro dos mais altos padrões tecnológicos, garantindo um excelente desempenho, baixo consumo de energia e grande estabilidade de temperatura em todas as versões.

Estufas
Elétricas e a Gás

As estufas de secagem são utilizadas após o processo de pré-tratamento. O conceito é acelerar o processo de secagem para que as peças sejam pintadas.

Já as estufas de polimerização são utilizadas após o processo de pintura a pó, para polimerizar a tinta. A estufa de cura tem o mesmo princípio, mas para pintura líquida.

1Gerador de calor

O gerador de calor tem a função de promover o aquecimento no interior da estufa. O aquecimento pode se dar por um queimador a gás ou banco de resistências, um conjunto de ventilação faz a circulação do ar aquecido no interior da estufa.

2Cortina de ar

São responsáveis por manter a temperatura da estufa, minimizando perdas para o ambiente. As cortinas de ar funcionam através de um conjunto de ventilação que forçam o ar quente a permanecer dentro da estufa.

estufa-tipo-i

3CLP

Todo o controle de temperatura da estufa acontece através de um CLP, pelo qual é possível registrar receitas para que a temperatura seja ajustada dependendo da peça passando pelo processo.

4Testes / Homogeneidade

Durante o desenvolvimento nosso time de engenharia realiza a termografia da estrutura, garantindo ao cliente a eficiência real do equipamento quando instalado, garantindo homogeneidade no aquecimento.

Um processo eficiente e sustentável

A concepção dos equipamentos pode variar de acordo com o processo estacionário ou contínuo
e as disponibilidades energéticas do cliente. Os equipamentos integram tecnologias baseadas
em sistemas de convecção por aquecimentos elétricos, gás combustível ou sistemas de radiação
por mantas catalíticas infravermelho (IR).

Estufas com
Infra-Vermelho

A Estufa Contínua a Gás Infrared é utilizada para a secagem, cura ou polimerização de tinta, após o processo de pintura. As estufas Infrared, tem sua transmissão de calor através da irradiação. A irradiação térmica é uma forma de transmissão de calor, pela qual um corpo pode absorver as ondas caloríficas que se propagam pelo espaço em forma de energia eletromagnética, aumentando assim sua temperatura.

  • Economia de tempo, espaço e energia comparado com estufas de convecção; 
  • Qualidade no acabamento e uniformidade na cura das tintas;  
  • Elevada eficiência de transferência de calor do emissor até a peça pintada; 

1Resistência

As resistências são ligadas por tempo pré-programado, aquecendo as mantas catalíticas para início do processo de irradiação infravermelho.

2Válvula Solenoide

A válvula solenóide libera o gás através do bico injetor para o interior da placa catalítica por tempo pré-programado.

estufa-ir

3Paines Catalíticos

Gera energia infravermelha de forma eficiente, usando o gás como combustível. Suas ondas podem ser moduladas de acordo com a temperatura da superfície catalítica. 

4Sistema de Exaustão

O exaustor instalado no teto da estufa ligará apenas quando a temperatura da estufa atingir a temperatura setada no CLP, para remover o calor excessivo do interior da estufa.

Um processo eficiente e sustentável

O Painel Catalítico foi desenvolvido para gerar energia infravermelha de forma eficiente, usando o gás como combustível, aonde suas ondas podem ser moduladas de acordo com a temperatura da superfície catalítica. A energia infravermelha é dividido em três categorias de comprimentos de onda, medidas em microns (μm).

Os painéis catalíticos emitem uma gama de ondas electromagnéticas cujo comprimento é perfeitamente absorvida pela maioria dos produtos orgânicos. No caso dos revestimentos em pó, por exemplo, a energia infravermelha é absorvida perfeitamente em fase de polimerização catalítica, enquanto que nos tratamentos com tintas convencionais o comprimento de onda permite a evaporação rápida da água e solventes, garantindo um revestimento liso de alta qualidade, sem gerar tensões térmicas no substrato.

O modelo de painel catalítico Infracat, é caracterizado pela sua temperatura de superfície ser capaz de ser modulada a partir de 180° a 550°.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, como podemos ajudar hoje ?