em Lançamentos, Soluções em equipamentos de pintura

Como anda a lubrificação dos seus equipamentos? 

Sem dúvida a correta lubrificação em seu tempo indicado é um dos principais fatores que mantêm a vida útil de um equipamento e seu correto  funcionamento. Mas você sabe por que isso ocorre?

Quando falamos de equipamentos industriais podemos entender como um conjunto de motores, engrenagens, correntes e componentes interligados, dos quais produzem determinados movimentos que correspondem a sua função.

Quando esses componentes entram em movimento saindo do seu estado de inércia, é a hora em que o atrito entra em ação. Neste momento uma correta camada de lubrificante preencherá a rugosidade da superfície da peça, evitando que haja um desgaste prematuro do material, devido a fricção entre as peças. 

diagrama lubrificacao

Mas qual lubrificante devo usar? 

Existem hoje no mercado uma diversidade de lubrificantes e é preciso se atentar a cada especificação. A Erzinger faz a indicação do lubrificante correto para cada componente que necessitam de lubrificação, assim como a periodicidade em que essa lubrificação deve ser feita. Essas informações podem ser encontradas no manual de operações entregue junto ao equipamento.

Os lubrificantes desempenham um papel fundamental nos equipamentos Erzinger, dentre eles podemos citar as graxas e óleos. Em componentes que sofram com a elevação da temperatura é importante se fazer o uso de um lubrificante para alta temperatura, como em exemplo as peças dos transportadores aéreos que circulam ou permanecem dentro da estufa, como as correntes de transporte e os expansores da estufa. 

expansor e corrente

É de fundamental importância manter componentes como estes sempre lubrificados, pois a mudança constante de temperatura pode promover um desgaste acentuado, do qual diminuirá a vida útil dos mesmo caso não seja realizada a lubrificação adequada no tempo estipulado.

Nas correntes do transportador aéreo é de fundamental importância realizar a inspeção visual dos pontos de lubrificação, sendo eles os pontos de movimento da corrente como as esferas dos rolamentos e os pinos das juntas.

Nestes pontos é feita a pulverização dos lubrificantes para alta temperatura através de agulhas posicionadas no sistema do lubrificador. 

pontos de lubrificacao

Já em componentes que não sofrem com mudanças bruscas de temperatura, não se faz necessário a utilização de um lubrificante para alta temperatura, mesmo assim, não se descarta a importância da lubrificação dos mesmos nos intervalos indicados. Como exemplos desses componentes, podemos citar mancais de tracionadores ou esticadores pneumáticos. 

mancais e esticador

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe está aqui para responder às suas perguntas.
👋 Olá, como podemos ajudar hoje ?