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Você possui transportadores Erzinger em sua linha de pintura?  

Então não deixe de ler este post que dedicamos a você, onde listamos alguns pontos importantes para elevar a vida útil de sua corrente transportadora. 

Os Transportadores atuam em linhas de pintura com o objetivo de movimentar as peças a serem pintadas pelo percurso, passando por todos os processos, como o pré-tratamento superficial de um spray, a área de aplicação de tinta dentro de uma cabine de pintura e pelo processo de polimerização realizado em uma estufa. Por isso, a corrente transportadora é um dos componentes dos quais é preciso ter um cuidado especial, seguindo os ajustes recomendados e os procedimentos corretos.  

 corrente transportadora

Lubrificação: As correntes transportadoras recebem uma carga térmica proveniente das estufas, portanto a lubrificação com um óleo para alta temperatura é fundamental para manter a vida útil da corrente. A qualidade do óleo também é fundamental para que isso aconteça, por isso deve sempre se fazer uso dos lubrificantes especificados no seu manual de instruções. 

A quantidade de lubrificante também deve ser respeitada, o seu excesso pode promover a contaminação das peças engancheiradas, e a sua falta pode causar desgaste acentuado da corrente. O ajuste de lubrificante aplicado em uma corrente transportadora é ajustável conforme alguns fatores, como tempo de trabalho,  temperatura de trabalho, velocidade de operação e condições ambientais os quais o equipamentos esta exposto.  

Após o lubrificador pneumático existe uma janela de inspeção, pela qual é possível visualizar os pontos da corrente onde foi aplicado o lubrificante, através das agulhas posicionadas no perfil do transportador, o lubrificante é aspergido nos pontos de movimento da corrente. É um ponto que ter que ser validado, caso os pontos de lubrificação estejam fora dos pontos indicados deve ser ajustado. 

 pontos de lubrificação Não parar a corrente transportadora dentro da estufa ligada: Ao desligar a estufa, é normal que a corrente do transportador continue se movimentando, isso irá ocorrer até que a estufa tenha atingido a temperatura de 80ºC (padrão de fábrica). 

Esse procedimento evita a evaporação do óleo lubrificante e a exposição excessiva das peças pintadas ao calor. Por isso, é recomendado parar o transportador junto com a estufa apenas em casos de emergência, evitando danos à corrente e retrabalho nas peças pintadas.   

Respeitar a capacidade e engancheiramento: As correntes dos transportadores aéreos possuem seu passo e capacidade de acordo com seus modelos, podendo ter pontos de engancheiramento a cada 180 ou 300 milímetros.  

A capacidade de carga para esses modelos de corrente é de 110 Kg/m, sendo permitida uma carga máxima por ponto de 90 kg. Com base nisso é possível dimensionar a distribuição de gancheiras e a capacidade da linha respeitando esses parâmetros.  

 peso transportadorLavação: Se você é um leitor assíduo de nosso blog, deve se lembrar do post que fizemos sobre A Importância da Lavação de corrente. Esse procedimento é de extrema importância para a remoção de sujidades impregnadas na corrente, que podem vir a contaminar as peças engancheiradas e dificultar a lubrificação nos pontos necessários. É recomendado realizar este tipo de limpeza entre 6 meses a um ano. 

Esse procedimento pode ser realizado pelos técnicos da Erzinger com o auxílio de um equipamento especifico para esta limpeza, sendo uma máquina de lavação de alta pressão, que promove a aspersão de uma solução de desengraxante e água aquecida, removendo a incrustação impregnada na corrente. Vale ressaltar que esse procedimento de limpeza não remove tinta polimerizada ou curada.  

 antes e depoisNão inverter o sentido do transportador: O transportador possui um comando de reversão, que deve ser utilizado apenas em casos de emergência, manutenções ou em casos haja o travamento de peças ao longo do percurso.  

Não é recomendado o acionamento desse comando em casos em que peças passem pela linha sem serem pintadas, ou em outros casos que não os primeiros listados. Como os transportadores trabalham com esticadores pneumáticos para compensar o laceamento que a corrente sofre ao longo do tempo, ao acionar esse comando invertendo o sentido, a corrente pode sofre um “embolamento” devido os esticadores pneumáticos não conseguirem esticar a corrente neste sentido, podendo raspar nos perfis do transportador e causar danos ao equipamento. 

corrente embolada Manter os componentes ajustados:  O transportador é formado por perfis retos e curvados, subidas e decidas, além de componentes como o tracionador, lubrificador, esticador pneumático entre outros. 

Cada um desses componentes desempenha um papel próprio no funcionamento correto do equipamento, e para que isso ocorra, é necessários mante-los sempre ajustados, para que o conjunto como um todo funcione de maneira correta. Como exemplo podemos listar os seguintes componentes: 

  • Lubrificador Pneumático, que já citamos anteriormente, deve estar em dia para que a lubrificação ocorra de maneira correta.  

  Esticador pneumático que mantem a corrente sempre tencionada evitando folgas ao longo do percurso, a pressão de ajuste é de 2 a 4 bar podendo variar de acordo com o tamanho da linha e quantidade de curvas, subidas e decidas que o transportador possua. Lembrando que quanto mais tensionada, mais força a corrente será submetida. 

esticador pneumatico

  • O Conjunto tracionador responsável pela transmissão (movimentação) da corrente do transportador aéreo ao longo do percurso.  

tracionador 

Anota aí!

As principais ações para aumentar e garantir a vida útil e seus benefícios: 

  • Lubrificação adequada: garante que todas as partes móveis estejam lubrificadas, sendo assim reduz o desgaste destes pontos elevando a vida útil.
  • Lavação da corrente: remove as sujidades impregnadas como poeira, lubrificante degradado, limalhas provenientes do desgaste da corrente entre outros tipos de sujidades.  
  • Pressão do esticador pneumático: lembrando que a pressão de ajuste deste sistema pode variar de acordo com cada layout, então é preciso ficar atento ao seu modelo!
  • Respeitar a carga de seu transportador: Não exceder a capacidade que seu transportador foi projetado, e respeitar a distribuição de peso em sua corente.
  • Cuidado ao parar a corrente do transportador dentro da Estufa: esperar que a temperatura da estufa estege no maximo 80°C antes de parar a corrente do transportador, pois temperaturas acima desta podem elevar a evaporação.  
  • Usar o Lubrificante Correto: O uso do lubrificante para alta temperatura homologado, promove um nivel de evaporação menor, alem de garantia da corrente com o fabricante. Verifique sempre as recomendaões de lubrificantes em seu manual de instrução.  

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